Olha como estava a coitada [pedaleira]:
Vou mostrar como desmontar (a minha já esta limpa, mas a sua provavelmente vai estar nas condições das fotos acima).
Desmonte, lave e pinte se quiser. Depois pode lubrificar e montar que com certeza vai ficar melhor que carro 0km
Solte os 2 parafusos 17mm
Comece removendo a mola de retorno do acelerador...
...e o pino.
Vamos ao rolete do acelerador...
...remova a trava...
..pronto!
Retire o pino do bracinho do acelerador (é só encaixado).
moleza não
Agora começa a ficar menos fácil , Com um punção fino e o pedal da embreagem bem apoiado, remova o pino que trava o eixo da embreagem.
Com um punção ou pino um pouco maior...
...de umas marretadas para remover o eixo (essa é a parte mais difícil). Pode precisar de uma marreta mais generosa. Se tiver uma prensa melhor.
Aqui os 2 já separados. Verifique o desgaste na ponta do gancho, se for a hora de trocar aproveite, não deixe pra isso quebrar na pior hora.
Remova o anel trava que segura o pedal de freio.
Remova a mola de retorno (preste atenção a posição dela para não montar invertido depois ).
Remova a travinha da haste de acionamento do cil. mestre.
Aqui todas as peças que formam a pedaleira.
Para limpeza pode usar thinner ou outro solvente (não se esqueça das luvas e mascara). Palha de aço (BOMBRIL®) e escova de aço podem ser usados para limpar a base de alumínio, travas, pinos e haste do cilindro mestre.
Pra montar é só fazer o contrario.
Pode lubrificar com graxa de lítio, sem exageiros.
RESULTADO ->
DICAS:
Dica1: Se o pedal esta "frouxo, as buchas podem estar gastas. um bom torneiro pode fazer novas e trocar para você.
Dica2: Se o pedal está preso, você pode polir as buchas com massa de polir nº1 ou nº2, lavar com thinner e engraixar.
Dica3: É uma boa hora para trocar o cabo da embreagem. Tem um tópico sobre isso que eu fiz
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,62831.0.html
Dica4: As capas de pedal do VW PASSAT nacional server direitinho nos pedais de freio e embreagem do Fusca (Paguei R$ 6,00).
Dica5: Existe pra vender um kit de reparo do acelerador que vem com pedal (plástico), rolete, pino e mola. (Paguei R$ 6,00 também)
Dica6: Se você quiser um acionamento do acel. mais macio pode montar uns rolamentos no rolete de acelerador.
Se não gostar, é so trocar o rolete do acelerador e jogar os rolamentos fora.
Especificação dos rolamentos e vista da montagem. (Pode-se montar na prensa, morsa normal ou na marretada )
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