domingo, 9 de junho de 2013

PEDALEIRAS (Reforma)

Olha como estava a coitada [pedaleira]:





Vou mostrar como desmontar (a minha já esta limpa, mas a sua provavelmente vai estar nas condições das fotos acima).
Desmonte, lave e pinte se quiser. Depois pode lubrificar e montar que com certeza vai ficar melhor que carro 0km  ;)

Solte os 2 parafusos 17mm




Comece removendo a mola de retorno do acelerador...




...e o pino.




Vamos ao rolete do acelerador...


...remova a trava...


..pronto!


Retire o pino do bracinho do acelerador (é só encaixado).


moleza não  :D


Agora começa a ficar menos fácil  F( , Com um punção fino e o pedal da embreagem bem apoiado, remova o pino que trava o eixo da embreagem.


Com um punção ou pino um pouco maior...


...de umas marretadas para remover o eixo (essa é a parte mais difícil). Pode precisar de uma marreta mais generosa. Se tiver uma prensa melhor.


Aqui os 2 já separados. Verifique o desgaste na ponta do gancho, se for a hora de trocar aproveite, não deixe pra isso quebrar na pior hora.  :(


Remova o anel trava que segura o pedal de freio.




Remova a mola de retorno (preste atenção a posição dela para não montar invertido depois  s( ).


Remova a travinha da haste de acionamento do cil. mestre.




Aqui todas as peças que formam a pedaleira.


Para limpeza pode usar thinner ou outro solvente (não se esqueça das luvas e mascara). Palha de aço (BOMBRIL®) e escova de aço podem ser usados para limpar a base de alumínio, travas, pinos e haste do cilindro mestre. 
Pra montar é só fazer o contrario.
Pode lubrificar com graxa de lítio, sem exageiros.

RESULTADO ->





DICAS:
Dica1: Se o pedal esta "frouxo, as buchas podem estar gastas. um bom torneiro pode fazer novas e trocar para você.
Dica2: Se o pedal está preso, você pode polir as buchas com massa de polir nº1 ou nº2, lavar com thinner e engraixar.
Dica3: É uma boa hora para trocar o cabo da embreagem. Tem um tópico sobre isso que eu fiz  4,
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,62831.0.html
Dica4: As capas de pedal do VW PASSAT nacional server direitinho nos pedais de freio e embreagem do Fusca (Paguei R$ 6,00).
Dica5: Existe pra vender um kit de reparo do acelerador que vem com pedal (plástico), rolete, pino e mola. (Paguei R$ 6,00 também)

Dica6: Se você quiser um acionamento do acel. mais macio pode montar uns rolamentos no rolete de acelerador.


Se não gostar, é so trocar o rolete do acelerador e jogar os rolamentos fora.


Especificação dos rolamentos e vista da montagem. (Pode-se montar na prensa, morsa normal ou na marretada  4, )

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