segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Refazendo os freios do VW. Parte 1

Aos leitores do recém nascido BRAZIL BUG VW, um tutorial que redigi sobre freios.

Recentemente precisei fazer uma super geral nos freios do meu besouro, aproveitei pra fazer um tutorial pra quem gosta de fazer as coias em casa (com mais capricho, prazer e ainda poder dizes -"Eu que fiz!"), Sem mais enrrolação seguem as fotos e dicas.


Quem tiver sugestões e críticas favor postar  ;)

FERRAMENTAS BÁSICAS

#1 T de força para soquete.
#2 Chave de fenda média.
#3 Chave de fenda grande.
#4 Chave philips grande.
#5 Alicate de bico.
#6 Alicate universal.
#7 Alicate de pressão.
#8 Soquete 1/2" x 36mm. (Para soltar a porca do cubo traseiro)
#9 Chave combinada 7mm.
#10 Chave sextavada aberta 11mm. (Para soltar os tubos rígidos do freio IMPORTANTE!)
#11 Chave combinada 13mm.
#12 Chave combinada 14mm.
#13 Chave combinada 17mm.
#14 Jogo de soquetes com catraca em milímetros (Usará os soquetes 10 e 13mm)


Além disso:

#15 Luvas nitrílicas



#16 Vidro transparente. (Para sangrar o freio)
#17 Mangueira Ø5mm transparente (50cm).
#18 Panos (Que sua mulher não vai mais usar, ou que você vai sumir com eles antes de ela ver  ,7 ).

Vamos ao procedimento.

Solte os parafusos do tanque do tanque (São 3) 


Solte as abraçadeiras do tanque (Tem um parafuso escondido ali embaixo)


Solte a abraçadeira e tubo de gasolina, e também o cabo de aço do marcador de gasolina (Todo cuidado é pouco aqui!)


O tanque fora (Tampe a boca com uma sacola, *a boca do tanque*  ,7 )


Você terá mais ou menos essa visão.


Remova as calotinhas.


Desdobre as pontas da cupilha de travamento da poca do cubo.


Agora só puxar (Cuidado pra não escapar a alicate e se machucar  ,6 )


Com o soquete de 36mm...
*Dica: Solte as porcas do cubos e os parafusos da roda com o carro no chão, depois que frouxar, macaqueie ele e termina de remover os parafusos e porcas.

Vai ter mais ou menos essa visão ao tirar o cubo traseiro (Não vai esquecer de soltar o freio de mão  :-O )


Detalhes...


Agora solte as porcas (usando a chave sextavada aberta de 11mm). 

*Dica: Vai vazar óleo de freio, e bastante, se você é casado (e pretende continuar assim  ,7 ) sugiro que cubra o chão om jornal antes de sua mulher ver.  y#

Agora solte as mangueiras de fluído, cuidado pra não quebrar os cotovelos de plástico! 


Solte as mangueiras do reservatório, e o própio reservatório que é preso por 2 parafusos (Cubra a lata com um pano pra não manchar a pintura) /b]


Agora, entrar dentro do carro e soltar o cilindro mestre, que é preso por 2 parafusos 13mm.

*Dica: remova o banco do motorista pra facilitar.

Atrás da roda traseira direira está o "T" que divide o fluído para as rodas traseiras, solte todos os tubos (Chave sextavada aberta 11mm) e o "T" que é preso por um parafuso 10mm. 


Solte as molas das lonas.


Solte os burregos das rodas, com a chave de 13mm remova o parafuso e com a chave 11mm remova o tubo.

*Dica: Remova o sangrador (Chave sextavada 7mm), pra poder girar a chave que solta o tubo.

Após remover o cilindro da roda...


Eis o burrego 


Tchanaaaaan!


burrego novo! Para instalar é o inverso da desmontagem.


Agora, remova a chapinha que fixa o rígido no flexível apenas puxando pra cima (Cuidado! não vai se machucar!)

*Repita essa operação nas demais rodas.

Voltando a frente do carro, a visão apos remover o cil. mestre.


Essas são as borrachinhas que isolavam a linha rígida principal, que vai para as rodas traseiras.


Elas vão nesse buraco. 


Depois de remover todos os tubos, você vai atravessar o tubo principal de freio. 

*Dica: cubra ele com plástico e fita pra não entrar sujeiras dentro.

Com paciência passe ele sob o carro... 


Agora vai passando ele até chegar ao "T" lá atrás, vai dar trabalho.... 


Ele passa por baixo dos pedais, e depois é preso por algumas chapinhas ao lado do túnel


Passa pelo lado esquerdo do túnel.


Você pode por uma mangueira de silicone de 5mm cortada, para proteger o tubo de cortes nas partes onde vai pegar na lata.


Mangueira para proteger e não fazer barulho.


Pode lavar todas essas peças APENAS COM ÁGUA E UMA ESCOVA.

*Dica: Seque muito bem essas peças e deixe em um lugar bem arejado para eliminar a umidade.

Eis os novos tubos rígidos!


Ufaaaa... Por hoje é só. Posteriormente posto a continuação.

PARTE II 

Cilindro mestre já limpo e bem seco, para montagem.


Para soltar as cebolinhas do freio pode usar um soquete de 24mm ou uma chave estrela de 24mm.


Fixe as borrachinhas (com cuidado) no cilindro mestre. Estas devem ser novas para garantir perfeita vedação. Após isso instale os cotovelos nas mangueiras lonadas, e por último instale a ponta dos cotovelos nas borrachinhas.

*Dica: Use fluído de freio para lubrificar as borrachinhas e mangueiras, assim fica mais fácil e diminui o risco de rasgá-las.
*Dica2: Use abraçadeiras de nailon ("fita hellerman, ou ainda enforca-gato" > do português arcáico) para prender as manguiras nos cotovelos plásticos.

Aqui o cilindro mestre montado, com destaque para a fixação das mangueiras.

*Dica: Peça para um amigo manter o cilindro mestre alinhado enquanto você rosqueia os parafusos embaixo dos pedais.

Detalhe do flexível dianteiro novo.

*Dica: Rosquei o flexível primeiro no cil. de roda, e depois a outra ponta no tubo rígido. Assim o flexível não ficará torcido.
*Dica: Rosquei somente parte das "porcas" dos tubos rígidos, explicarei o porque mais adiante.

4 comentários:

  1. deveria ter usado mangueira de injeção eletronica =)

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  2. A sextavada tem de ser a aberta? Pq não posso utilizar uma combinada de 11 mesmo?

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  3. Como faço para me inscrever nesse blog, muito bom o conteúdo, parabéns.

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  4. Excelente, gostei demais do seu blog.
    Se puder, continue o alimentando de informações.
    Vendi meu carro e estou utilizando o fusca da família, sem dúvida o carro é apaixonante.

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