terça-feira, 28 de maio de 2013

Limpeza dos balancins


Os motores precisam de manutenção e cuidados, especialmente os antigos.
Os balancins são uma parte normalmente esquecida, bom vou mostrar como fazer....

Coloque jornal ou um pano pois pode pingar óleo.
Comece removendo as molas e tampas dos balancins, para tirar a mola coloque uma chave de fenda grande onde mostra a foto e force para fora ( ! CUIDADO ! ). Faça nos dois lados.


Você vai encontrar algo parecido com isso.



Remova os parafusos (13mm) indicados pelas setas, vá soltando um pouco de cada lado. Depois é só puxar. (Não misture o lado direito com o esquerdo).



Com um alicate puxe as travas indicadas nas setas verdes. Agora basta puxar as peças através do eixo e fazer a limpeza, deixe-as mergulhadas no thinner e depois remova as cracas com uma escova de aço. (Atenção: não mude a posição dos balancins, faça uma marca para retornar na posição original).

Para limpar o cabeçote, tampe os buracos indicados nas setas amarelas com rolhas (Para não contaminar o óleo do motor). Limpe tudo com muito thinner, uma escova de dentes velha ou nova mesmo e muita paciência



Usando uma escova de aço daquelas de montar na furadeira (Pode usar bombril palha de aço e lixa) você consegue deixar a interna das tampas assim:




Agradecimento especial ao meu primo Edu, que deixou as tampas brilhando! Depois de limpar os balancins e remontar vai ter um resultado mais ou menos assim:



Essa arruela preta ao lado do furo é feita de plástico, portanto cuidado para não quebrar e não a mergulhe no thinner.





Agora basta remontar tudo seguindo a ordem inversa, apertando os parafusos gradualmente.
Agora que está tudo montado é hora de regular as válvulas, mas isso é assunto pra uma próxima postagem.

Abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário